A revista informativa do Vale

.

Pages

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Blog CATIMBAU EM FOCO abre enquete para festa de março no Catimbau

         
           Está  chegando a festa mais esperada da Vila do Catimbau, grande espectativa em torno desta festividade, pois desde 2009  grandes atrações tem passado pelo Vale, como: Arreio de Ouro, Forró na Tora, Labaredas, Casca de Romã e outras.
         Para ajudar os  organizadores e expressar a vontade do público  o Blog Catimbau  em Foco  lança uma enquete, para saber  a pretenção  dos festeiros de plantão. Vamos colocar vários nomes, tipo: Trio da Huana, Saia Rodada, etc.


domingo, 26 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES DA POLÍTICA BUIQUENSE!!!!

Foto César Cavalcante

Observando  a política do nosso engraçado e querido Município, fico com aquela tradicional frase, que diz mais ou menos assim: " Jamais beberei desta água ou comerei deste pão", 



 Em outro âmbito, sem jogar pedra em ninguém,   percebemos uma formação de valores e de amizade, que poderá trazer grandes conquistas para Buíque e região.



Vamos seguindo em frete para assistir as próximas cenas  das curiosidades da política buiquense.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

LIXÃO É O PORTAL DO VALE DO CATIMBAU

           NÃO É UM PORTAL!!! ISSO MESMO, É O LIXÃO QUE MAIS UMA VEZ INVADE A ESTRADA PRECÁRIA QUE DÁ ACESSO AO VALE DO CATIMBAU. MORADORES DO VALE, TURISTAS E ASSOCIAÇÕES ESTÃO REVOLTADOS COM ESSA  LAMENTÁVEL SITUAÇÃO, POIS  COGITAM FAZER UM GRANDE PROTESTO EM BUÍQUE COM A PRESENÇA DE VÁRIOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, APOIO JÁ TEM PRINCIPALMENTE NESSA ÉPOCA QUE ANTECEDE O PERÍODO ELEITOREIRO.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vereador Warley Amaral chama secretária de Educação de mal educada

Vereador Warley Amaral chama secretária de educação de mal educada


ARCOVERDE: Professores protestam com nariz de palhaço nas ruas

A presença dos professores municipais na abertura dos trabalhos de 2012, na Câmara de Vereadores de Arcoverde na última quarta-feira, dia 15 continua tendo repercussão. Os professores municipas sairam da Sede do Sintema na Praça da Bandeira pela Av. Antônio Japiassu, com nariz de palhaço, apitando e panfletando em rítmo de carnaval. Após chamar a atenção dos transeuntes, comerciários e comerciantes que encerravam o expediente, se posicionaram em frente a Câmara para receber os vereadores com um protesto democrático, não só contra o parcelamento das férias de 2011 em 2x, mas também para relembrar aos parlamentares que os professores da rede municipal de Arcoverde ainda não percebem o Piso Salarial Nacional do Magistério. Bem diferente de outros municípios vizinhos. Os vereadores Célia, Warley, Joel, Jairo, Niltão e Luciano se pronunciaram a respeito das demandas da classe. Mas, o que chamou atenção mesmo foi o duro pronunciamento do vereador governista Warley Amaral (PTB), " Eu não sei como alguém tão mal educada pode ser uma secretária de educação, respeite os professores Angélica" sentenciou o vereador.

Fonte Dárcio Rabelo 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CATIMBAU É FOLIA E FREVO

        Nesta quinta-feira(16/02), a Vila do Catimbau vivenciou pela primeira vez um bloco na rua, o Projeto Carnaval na Rua da Esc. Mul. Antonio de Barros Sampaio, levou os estudantes, professores e simpatizantes pelo carnaval a  pular e cantar antigas marchinhas cantadas em décadas passadas!!! Resumindo cada turma apresentou sua marcha carnavalesca e frevaram bastante na Praça Central!!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FICHA LIMPA É APROVADA. E AGORA JOSÉ??

Ficha Limpa vale para as eleições deste ano.

A Lei da Ficha Limpa já foi aprovada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que retomou, no início da tarde, a sua votação. Seis dos 11 ministros já votaram pela sua aplicabilidade nas eleições municipais deste ano. Assim, quem foi condenado por um colegiado ou renunciou o mandato para escapar da cassação fica inelegível.


Maioria do Supremo decide pela validade da Lei da Ficha Limpa


Foto: Agência Brasil
Fonte Folha de Buíque

Carnaval de Buique: Contagem Regressiva !!!

         CORRE! CORRE! DIA E NOITE PARA DEIXAR TUDO PRONTO PARA O MELHOR CARNAVAL DO INTERIOR DE PERNAMBUCO!!! AGORA É SÓ ESPERAR PARA CAIR NO "CARNAVAL DE PAZ É O POVO QUEM FAZ".


Programação Oficial carnaval 2012 em Buíque

domingo, 12 de fevereiro de 2012

JONAS CAMELO NO FACE!!!!

Jonas Camelo, declara  por meio de rede social FACE BOOK, que um de seus sonhos e do povo buiquense é asfaltar as principais ruas e avenidas da  cidade, e que logo após o carnaval estará iniciando as obras, já que a mesma foi licitada e a empresa vencedora foi a ANCAR CONSTRUTORA. Agora é deixar o sonho virar realidade!!!!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"Nunca antes na história de Arcoverde", um Prefeito parcelou férias de professores


EDUCAÇÃO: Professores da Rede Municipal tem férias divididas em 2x pela prefeitura

Do professor Damião Lucena, presidente do Sindicato dos Professores de Arcoverde: " O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), vai de encontro à Constituição e às leis trabalhistas. Não pagou as férias de dezembro dos professores e resolveu dividí-las em duas parcelas (fevereiro e março)".
Aliás, o professor Damião, ligado ao PC do B, partido que íntegra a oposição ao governo municipal tentou por várias vezes conseguir o apoio da Secretaria de Educação de Arcoverde para poder apresentar seu trabalho que foi um dos aprovados pela Comissão Científica do 27° Congresso Internacional de Educação Física - FIEP realizado no últimos dias 14 à 18 de janeiro de 2012 em Foz do Iguaçu. Sem conseguir qualquer tipo de resposta da "simpática" secretária de educação, Angélica Patrícia o trabalho do professor da rede municipal realizado na Escola Alfabeto da AABB de Arcoverde, localizada no Bairro do São Cristovão, só não foi para o 'beleleu' por que os amigos ajudaram a conseguir recursos para participar do FIEP.
O tema desenvolvido pelo professor arcoverdense foi: Um relato de experiência com a ginástica acrobática e a participação escolar.

  Dárcio Rabêlo

SAI PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE CARNAVAL DE BUIQUE!!!!

Programação Oficial carnaval 2012 em Buíque

        Depois da quebra de contrato da banda Parangolé no Carnaval 2012 de Buíque, vários rumores sem fundamentos sugiram sobre as demais atrações que o prefeito  anunciou oficialmente na imprensa escrita e falada da cidade.

Quando foi informado que devido a agenda da banda no Carnaval de Salvador, e devido ao horário previsto de sua apresentação na cidade de Buíque, o Prefeito Jonas Camêlo de Almeida Neto, pessoalmente mais uma vez entrou em campo e conforme seu compromisso de realizar o maior e melhor Carnaval do Interior,  imediatamente  refez a programação do sábado e para contrariar aqueles que estavam na torcida para que desse errado ele  substituiu  Parangolé  por Margareth Menezes e Marreta é Massa, trocando em miúdos o que era bom ficou melhor.

“Para recordar”, o maior público que a vizinha cidade de Arcoverde já teve em Shows foi em um reveillon que o Furacão Margarethe Meneses se apresentou. Em Buíque não vai ser diferente, afinal,  o restante da programação continua a mesma, sem mudar absolutamente NADA.

E para refrescar a mente de muitos críticos. Aqueles que mais criticam em redes sociais, em esquinas e outros meios, serão os primeiros a chegar na festa. se eu estiver errado... alguém me cale pelo amor  de Deus.


Blog Buique e Cia

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO DO CAMPO ESPERA RESPEITO DO GOVERNO FEDERAL

Educação do Campo espera respeito do Governo Federal

            O Ministério da Educação – MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, atual SECADI, convocou, através do Edital nº 2 de 23 de abril de 2008, instituições públicas de educação para apresentação de projetos de Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Com essa chamada, o MEC afirmava pretender valorizar a educação do campo, através do estudo dos temas relevantes para as populações do campo, visando assim à expansão da oferta da educação básica nas comunidades do campo e à superação das desvantagens educacionais históricas sofridas por  quilombolas, assentados, ribeirinhos, entre outros povos,.

            Em Pernambuco, os movimentos sociais e sindicais do campo fizeram coro a essa convocação, o que resultou na adesão de várias instituições, que apresentaram propostas para a oferta da licenciatura. Dessas, 07 tiveram seus projetos aprovados, mas apenas 02 chegaram a firmar convênio e a receber recursos para o primeiro ano do curso, o que  ocorreu no final de 2009: o Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco- CESVASF de Belém do São Francisco e a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA. 

  Destaque-se que entre o edital e a liberação de recurso transcorreram quase 20 meses, gerando uma sofrida expectativa nos homens e mulheres do campo que aguardavam a oferta dos cursos, que só foram  iniciados em 2010.

            De acordo com o mencionado edital, os recursos orçamentários para a manutenção do curso seriam repassados pelo FNDE, conforme se verifica o item do edital nº 2 de 23 de abril de 2008 abaixo transcrito:

4.1         O presente Edital prevê a aplicação de recursos financeiros, não reembolsáveis no valor per capita de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) por aluno/ano, considerando como referência o atendimento a grupos de 60 alunos e um período de 4 (quatro) anos de duração.

Iniciados os cursos, porém, a SECADI/ FNDE não cumpriu a obrigação do repasse anual de recursos, os quais ficaram restritos aos valores liberados em 2009, utilizados em 2010.  Em 2011.1, os cursos se mantiveram parcialmente graças ao esforço de coordenadores e professores, que criaram condições mínimas de oferta dos componentes curriculares do tempo/ escola. Através de mecanismos como doações, patrocínios e outros, tentou-se manter as licenciaturas a fim de não atrasar o período da integralização do curso, mas a situação se tornou insustentável, pois criava um contexto de humilhação e submissão para os estudantes, que contrariava o propósito de valorização e emancipação dos povos do campo, a que se propusera o PROCAMPO, não restando outra opção a senão a de interromper os cursos.

A paralisação dos cursos significa um prejuízo irreparável para os estudantes da licenciatura e para toda a educação do campo. A falta de repasse dos recursos acarreta desestímulo dos estudantes e configura total desrespeito aos povos do campo. Além disso, deve-se ressaltar que mais que uma questão política, o descumprimento dos termos do edital acima mencionado configura-se inobservância de um dever jurídico.  Logo, não se pode admitir que estudantes, professores, instituições de ensino e movimento sociais do campo precisem passar anos lutando para que o Estado cumpra um dever com o qual o governo se comprometeu diretamente através de edital. 

Deve-se enfatizar ainda que os dois únicos cursos de  Licenciatura em Educação do Campo oferecidos, em Pernambuco,  estão em  instituições de ensino superior municipais que não são mantidas pelo poder público, logo a falta do recurso implica ausência de qualquer condição digna de oferta dos cursos.

Por todas essas razões, a comunidade acadêmica do CESVASF e da AESA e os movimentos ligados ao campo de Pernambuco vêm exigir o repasse imediato dos recursos para manutenção das Licenciaturas em Educação do Campo, instituídas nos termos do edital mencionado.
 Estudantes do Procampo CESVASF - Belém de São Francisco.
TURMAS DO PROCAMPO RESOLVEM PARALISAR TEMPORARIAMENTA  SUAS ATIVIDADES:

 APÓS UM ANO A ESPERA DOS RECURSOS DO FNDE, AS IES AESA E CESVASF FORAM SURPREENDIDAS COM OFÍCIO DO GOVERDO FEDERAL AFIRMANDO QUE NÃO HÁ PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA AS AÇÕES DAS LICENCIATURAS.

ESPERAMOS QUE O MEC/SECADI/FNDE POSSAM REVER URGENTE ESSA SITUAÇÃO E CUMPRIR O QUE ESTAVA PREVISTO TANTO NO EDITAL, QUANTO NOS CONVÊNIOS FIRMADOS COM AS DUAS INSTITUIÇÕES GARANTINDO ASSIM O TOTAL FINANCIAMENTO ÀS AÇÕES E O DIREITO A GRATUIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.

EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIREITO DE TODOS, DEVER DO ESTADO!
 


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

LIXÃO AGORA É COLOCADO NA ESTRADA



          0 volume de lixo produzido no mundo aumentou três vezes mais do que a população nos últimos trinta anos. Trinta bilhões de toneladas de resíduos sólidos são despejados no planeta todos os anos. Além da falta de espaço para armazenar adequadamente essa montanha de sujeira, a produção descontrolada de lixo traz consequências desastrosas ao ambiente e à saúde pública. Cada brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia.
         Em Buíque não é diferente, desde a década de noventa o lixão  do nosso município serve de portal para  o PARQUE ARQUEOLÓGICO VALE DO CATIMBAU, seria interessante  a remoção deste lixão e a criação de um  ATERRO SANITÁRIO (MAS AGORA O LIXO ESTÁ SENDO COLOCADO NO MEIO DA ESTRADA QUE DÁ ACESSO AO VALE, ALÉM DE MUITO RESÍDUOS O FOGO E A FUMAÇA TOMA DE CONTA, PREJUDICANDO COMPLETAMENTE A PASSAGEM DE VEICULOS E PESSOAS QUE MORAM NAS PROXIMIDADES!!ALÔ SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E ÓRGÃOS COMPETENTES FAÇAM ALGUMA COISA ), método mais avançado da disposição de resíduos no solo. 0 lixo é colocado em valas forradas com lonas plásticas, compactado várias vezes por um trator e recoberto por uma camada de terra, para evitar a proliferação de insetos. os gases e o chorume são tratados, mas os aterros têm um determinado tempo de vida útil, ao fim do qual devem ser desativados.