A revista informativa do Vale

.

Pages

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeito Jonas Camêlo Envia Mensagem ao Blog do Magno Martins.


              
         Caro Amigo Magno Martins, em resposta a publicação em seu blog no dia 18/05/12 às 22h10, referente ao decreto de Situação de Emergência e a tradicional Festa de São Pedro, quero aqui expor que o município de Buíque decretou situação de emergência no dia 14 de maio de 2012, e que o município estava inadimplente com o seguro safra nos anos de 2006, 2007 e 2008 (antiga gestão) e agora se encontra adimplente com todos os pagamentos ate 2012. Esperamos que o Governo Federal libere o pagamento dos recursos aos nossos agricultores sofridos de Buíque, a municipalidade também esta agregando oito caminhões pipas para amenizar a falta d’água em todo nosso município. Em relação ao São Pedro de Buíque, o mesmo será realizado nos dias 28 e 29 de junho próximo, e convido todos os Pernambucanos para o maior São Pedro do Estado.
Não sou ligado ao Grupo político do Ex-Deputado Claudiano Martins, como também não sou ligado mais ao grupo político do Ex-Senador Sergio Guerra.
  
            Um abraço do seu amigo,


Jonas Camêlo de Almeida Neto
Prefeito de Buíque

Estado anuncia novas escolas técnicas em 22 municípios. Buíque confirmado na lista


FOTO: Divulgação/Reprodução da 
Internet
Com informações do Blog Jardim do Agreste - Foi divulgada na última terça-feira (22) a lista dos municípios contemplados com a construção de novas Escola Técnicas Estaduais (ETEs) pelo governo do Estado. Em reunião na Secretaria de Planejamento e Gestão, em Recife, foram apresentadas as propostas para início das obras em 22 municípios selecionados para receber as ETEs. Participaram do encontro o chefe de gabinete do governo do Estado, Renato Thièbaut, o secretário de Educação, Anderson Gomes e o secretário executivo de Planejamento Jorge Vieira.

Segundo matéria publicada em um blog da região, o parlamentar Júlio Cavalcanti anunciou que teve a confirmação do Governo do estado que seria construída uma ETE, na cidade de Arcoverde, e que,  a prefeitura já teria doado um terreno para a instalação da mesma naquela cidade, infelizmente constatamos que não consta nesta relação a vizinha cidade.

nesta terça-feira (29) os municípios listados receberam a visita técnica do setor de engenharia do Estado. Durante as visitas foram avaliados os terrenos onde serão construídas as unidades.


Confira a lista dos municípios contemplados

01. Abreu e Lima
02. Águas Belas
03. Bom Jardim
04. Brejo de Madre de Deus
05. Buíque
06. Cabrobó
07. Caruaru
08. Catende
09. Custódia
10. Gameleira
11. Garanhuns
12. Itambé
13. Moreno
14. Ouricuri
15. Parnamirim
16. Paudalho
17. Pesqueira
18. Salgueiro
19. São Bento do Una
20. São Caetano
21. Sirinhaém
22. Vitória de Santo Antão
Informação: Página 1 News

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Complexidade é a Palavra da Vez Na Política Em Buíque.

Buíque: Depois do vendaval causado pelo impacto das últimas notiçias publicadas em vários sites e blogs regionais noticiando dessistência de concorrer a sua reeleição e apoíar condicionalmente   a pré candidatura da ex vice prefeita Miran Briano que terá Rômulo Camelo junto na chapa como seu vice o atual prefeito Jonas Camelo Neto foi surpreendido em sua residência com uma manisfestação promovida pelos seus adeptos  e fiéis seguidores que realizaram mais uma passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade.Hoje a notiçia desse ato não teve tanta repercursão como se imaginava uma vez que não irá prevalacer a vontade soberana de pessoas que tem contratos ou são cargos comissionados e sabem que com a mudança dos rumos com a troca de gestores aluguns certamente  estarão de  fora do futuro governo.
Certamente de agora em diante o prefeito Jonas Camelo irá analisar com mais cautela e provavelmente encomendar uma pesquisa de opinião popular para realmente ter a certeza se vale apenas atender os anseios de praticamente mil funcionários entre contratos e cargos de confiança rever os fatos que incluem uma demanda populacional com mais de 35 eleitores aptos a votarem no proximo dia 07 de Outubro.
Complexidade essa é a palavra da vez agora na política em Buíque, o coração tem suas razões que ele mesmo desconhece e pelos últimos acontecimentos recentes obvíamente somente Jonas Camelo sabe suas razões, afinal como ja dizia o dito popular coração é terra que ninguém anda, agora é so aguardar os proxímos capítulose que seja com um final FELIZ.
De Salvador: Adauto Nilo.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

BOMBA NA POLÍTICA BUIQUENSE!

Repercute a notícia da desistência da candidatura a reeleição do prefeito de Buíque

 
Em primeira mão o Blog Arcoverde Repórter divulgou a informação da desistência do prefeito de Buíque, Jonas Camelo neto  à candidatura à reeleição este ano. O comunicado foi feito numa reunião que durou quase todo o dia de hoje (23/05), com a sua base aliada.
 
De acordo com as apurações, com essa desistência ele passa ser o aliado número um da então pré candidata Mirian Briano.
 
Na reunião ficou acertado que  o prefeito  e seu grupo irá apoiar a então pré candidata que terá como seu vice na chapa o atual vereador Rômulo Camelo.Estavam presentes  além  de Rômulo,os vereadores André de Toinho, Vanildo Almeida, e também o atual vice Sossó.
 
Ainda ficou decidido que no próxímo dia 25 haverá uma outra reunião desta vez com os pré candidatos a vereadores do grupo de Jonas que de antemão aceitaram a proposta de unirem-se ao grupo da ex prefeita Miriam Briano. Como Rômulo passará a ser o candidato a vice quem irá concorrer uma vaga no legislativo Municipal  em seu lugar será sua esposa Márcia Rocha. Agora como diz o dito popular a chapa em Buíque começou a esquentar. 
 
(informações - Adauto Nilo)
Blog Arcoverde Repórter 
 

terça-feira, 22 de maio de 2012

MAIS UMA VEZ A MENTIRA CAI POR TERRA! HOUVE DECRETO SIM.

Prefeito Decretou Sim, Estado de Emergência no Município de Buíque

Para aqueles que não procuram informações corretas e ficam metendo a língua onde não se deve, e usando da miséria dos que estão sendo castigados pela escassez da água, para fazerem politicagem baixa, ai vai um recado. 

Procurem a Prefeitura Municipal e tomem conhecimento do Decreto que foi publicado dias atrás. Hoje pude telo em mãos e mostrar através deste meio de comunicação a realidade dos fatos, aconselho a cada um que se interessa em publicar realidades sobre o assunto deem uma passadinha por lá.

O prefeito Jonas Camêlo de Almeida Neto decretou estado de emergência para o município de Buíque em virtude da escassez de água proveniente da estiagem. O decreto foi assinado no dia 14 de maio.

Ai vai um breve resumos.
No Decreto, consta o seguinte: 

         Considerando que persistem os efeitos gerados pela frustração da safra agrícola de verão, em razão da falta de chuvas que persiste no município há mais de sessenta dias, de acordo com a informação constante no croqui anexo do presente Decreto;

         Considerando que o advento de estiagem no município, especialmente na área rural, ocasionou a diminuição considerável da capacidade de exploração da água, motivando perdas consideráveis nas lavouras, criação de aves, bem como na criação de gado de corte e leiteiro, afetando seriamente a produção de leite nesta municipalidade;

         Considerando que o levantamento do IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco e da Secretaria de Agricultura deste município aponta perdas significativas ocorridas na agropecuária local, reveladas pela morte de rebanhos bovinos e caprinos  em diversas localidades;

         Considerando que a severa escassez da água na propriedades rurais, nas suas fontes naturais e açudes que abastecem o consumo humano e animal nesta urbe tem como seqüência falta de alimentos em muitas famílias, especialmente aqueles que vivem da agricultura familiar.  

Decreta:

Art. 1º. A existência de situação anormal provocada por desastre natural, motivado por fatores climáticos (caso fortuito ou força maior),  traduzida na estiagem caracterizada como Situação de Emergência no município de Buíque/PE, especialmente na Zona Rural, área que se mostra mais afetada.

Essas e outras informações vocês irão conferir no próprio Decreto na sede da Prefeitura Municipal, a partir das 7:30hs até as 13:00hs.
Da redação: Blog Buíque & Cia

domingo, 20 de maio de 2012

No inicio de Junho sai a nova lista dos FICHA SUJA. Quem já era em 2010 continua em 2012

ÉSÓ ENTRAR NO SITE- http://p.download.uol.com.br/jc//FICHA_LIMPA.pdf -E COMPROVAR



A última lista com os nomes dos gestores públicos que tiveram contas consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 1ª de junho de 2010. A lista dos candidatos Ficha Suja tem 1.157 nomes de políticos que tiveram as contas rejeitadas nos últimos oito anos em Pernambuco. Quem está na lista de Ficha Suja de 2010 continua ficha suja e inelegível em 2012, e até 2018.
.
O levantamento é feito pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) às vésperas de cada eleição. Até o mês de junho de 2012, deve sair a nova relação dos “fichas sujas”. 
.
Os candidatos que tiveram contas públicas rejeitadas pelo TCE ainda podem ser enquadrados na lei do Ficha Limpa. É que o TCE é considerado um órgão de Justiça colegiado, onde as condenações são dadas por mais de um juiz. E é justamente esse um dos critérios da nova lei para impedir as candidaturas. Os pedidos de impugnação devem ser feitos ao TRE.

ENTRE NO SITE

Buique E Seus Salvadores.Se Tivessem Feito Algo Antes O Povo Acreditaria.Só no Período Eleitoral Não Da..


O Governo Passado ficou sem pagar o seguro safra por três anos. 
Agora quer dizer como o governo Atual deve agir, 
Mais o seguro safra esta pago e os agricultores de Buique podem ficar tranquilos que irão receber seu seguro safra e qualquer beneficio oferecido pelo Governo Federal e Estadual.
O Governo Municipal já decretou sim estado de Emergência em nosso Município.
Segundo informação da Secretaria de Ação Social Senhora Chirlei já foi enviado oficio Antes de levantarem tanto falso ao Governo Municipal, 
E que agora todos querem aparecer e dizer que estão preocupados com a Seca que assola todo nosso Estado,
Só estão esquecendo que tanto Arquimedes quanto Mirian Briano Administraram Buique nos últimos 8 (oito anos) e nada fizeram para amenizar a Seca, 
Como limpeza de Barreiros e Barragens,Coisa que o governo atual vem fazendo Limpando Barreiros e Barragens em todo município. 
Hoje querem aparecer como bons para todos, Toda semana nas rádios dizendo como deve ser feito e o  Incrível e que quando estavam no Poder não souberam fazer,
Blogs estão estampando matérias mandadas apenas no intuito de denegrir a imagem não só do Prefeito Jonas Camelo mais da Cidade de Buique, 
Sobre Festas colocaram matéria em um blog que o Prefeito estaria fazendo já a programação do São Pedro, 
Coisa essa que não existe e que será processado o referido blog. Pois ate mesmo a tradicional Festa de emancipação Politica do nosso Município não Aconteceu em consequência do asfaltamento da Cidade e da Seca que ai esta a nossa porta, 
Só não se sabe o que a oposição ao Prefeito Jonas Camelo quer. Se não faz a festa acham ruim, Se faz acham pior.O governo atual tem sim dado toda atenção ao problema da estiagem, 
Só que opositores estão fazendo Politicagem com carros pipas pagos pelo Governo do Estado, E a Agua paga pelo Município.
Como são bons administradores fora da Prefeitura.Já que e Assim melhor ficar de fora sempre, 
Pois ajuda muito mais. ensinam mais, trabalham mais. Melhor sem mandato  pois quando la estão nada fazem.nada pode.

Com informações FOLHA DE BUIQUE 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

POLITICAGEM COM ÁGUA




             O Governador do Estado Eduardo Campos, baixou um decreto ontem( 17/05) na cidade de Itaiba proibindo a distribuição de água em troca de votos."Eu não vou admitir que façam politica com seca no Estado, Por isso a partir de agora os motorista de carro pipas terão de seguir o roteiro  de distribuição produzido pelo conselho de Desenvolvimento de cada Município- IPA " . Vamos agora esperar que este decreto venha valer também aqui na região do Vale do Catimbau, onde pessoas inocentes são manipuladas por políticos e cabos eleitorais na distribuição de água pelos  carros pipas do Estado.

Não Houve Reunião na Câmara de Vereadores Hoje, "Pense Numa Pegada de Á"

Não houve reunião na noite de hoje na Câmara Municipal de Buíque. Recentemente o encontro tem acontecido em outros dias e horários, saindo da tradicional quinta-feira. 

Hoje dia 17 de maio de 2012, tudo parecia festa para oposição do atual prefeito Jonas Camêlo Neto, muitos comentários se ouviam nas ruas e esquinas, dizendo que as contas do ex-prefeito Arquimedes Valença seriam aprovadas, até se falavam em carreata comemorativa, girândolas e tudo que tem direito, mais, "CAMBROCOU", nem houve reunião, muito menos festa, pelo contrário, até vimos gente chorando por ai.

"Meus Deus", até quando o povo vai continuar sustentando falsas ilusões? até quando?.

Recentemente foi postado uma matéria no blog Giro Social B, do amigo Adauto Nilo sobre a aprovação das contas do ano de 2002, e, que a mesma seguiria o rumo do Tribunal de Contas do Estado e seria imediatamente aprovada nesta data, 17/05, é uma pena, não terem se reunido para tal aprovação, pior ainda é, saber que ainda existem contas rejeitadas e, que, essas sim, são as pesadinhas do governo Arquimedes 2005 e 2007.

O fato de aprovarem tais contas do exercício de 2002, não influi no exercício de 2005 e 2007, pelo motivo  das mesmas já estarem rejeitadas pelo TCE, a não ser que, "alguém de bom coração faça uma boa ação com o ex-prefeito emprestando muito dinheiro para quitar o seu débito com a justiça". Confira o relatório do TCE sobre contas 2005 e 2007.

CONTAS 2005

         De acordo com o relator do processo, conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho, a prestação de contas foi analisada pela Inspetoria Regional de Arcoverde, que encontrou diversas irregularidades e notificou o ordenador de despesas para apresentação de defesa.

         Após a análise do memorial de defesa, restaram comprovadas as seguintes irregularidades: não aplicação de 60% dos recursos do Fundef na remuneração dos profissionais do magistério; não aplicação de 25% da receita do município na manutenção e desenvolvimento do ensino fazendo com que o município figure hoje na 5.110ª colocação, no Brasil considerando-se os índices de desenvolvimento educacional; excesso em obras de engenharia no valor de R$ 81.572,03; indícios de fraude em obras que teriam sido realizadas diretamente pela Prefeitura; e excesso em serviços de limpeza urbana no valor de R$ 1.274.760,00 constatado por auditoria especial. 

O relator acolheu parecer do Ministério Público de Contas pela rejeição da prestação de contas e determinou o encaminhamento dos autos ao Ministério Público Estadual para fins de representação.

CONTAS 2007

         Após a rejeição das contas relativas ao exercício de 2005 da prefeitura de Buíque, onde foram julgadas e reprovadas pela Câmara Municipal de Vereadores. O TCE-PE encaminhou para o atual presidente Vanildo Almeida (Dodó), o processo T.C. Nº 0870087-4.

         Agora as contas relativas ao exercício de 2007 do ex-prefeito de Buíque, Arquimedes Guedes Valença (PTB), foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ex-prefeito do município de Buíque terá que devolver também R$ 499.729,63 aos cofres públicos, por várias irregularidades na sua gestão, inclusive, ausência de comprovação de despesas.
      De acordo com o TCE, em algumas das irregularidades estão:

·         Ausência de documentos e informações obrigatórios na prestação de contas;
·         Não implantação do Sistema de Controle interno. 

Da redação: Blog Buíque & Cia

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ADEUS AO LIXÃO DE BUÍQUE - PREFEITURA FIRMA CONVÊNIO PARA TRANSFERÊNCIA DO LIXO



Desde de o dia (15/05) o lixão de Buíque está fechado. Todo o material recolhido na cidade está sendo levado para o Aterro Sanitário de Arcoverde. A medida começou a ser executada após um convênio firmado entre as prefeituras de Buíque e Arcoverde.

A população de Buíque produz, por dia, uma média de 20 toneladas de lixo. Todo o material recolhido era despejado no lixão, que fica a aproximadamente 4 quilômetros do Centro da cidade.

Segundo a secretária de Meio Ambiente Drª. Silvania Cabral, a transferência dos resíduos para o aterro sanitário de Arcoverde foi um grande avanço para Buíque, graças a um convênio firmado entre as duas prefeituras, os resíduos colhidos nas ruas nos dias (15/16), totalizam quase 22 toneladas, segundo a mesma, a próxima etapa é, implantar a coleta seletiva na cidade, para que sejam transferidos apenas os resíduos não recicláveis.   

As pessoas que hoje vivem da coleta do material reciclável no lixão serão transferidas para um Centro de Triagem. Elas vão receber capacitação e passarão a trabalhar em conjunto.
O suporte para treinamento e capacitação será feito em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e outros órgãos da esfera. Agora eles esperam que a mudança traga melhorias para a classe.

A previsão da secretária é, que na próxima semana veja como procederá com a com-postagem  através das podas, e também, os trabalhos com resíduos de construções (entulhos), também, um lugar para armazenamento deste material.


OBS: ESTAMOS EDITANDO VIDEO COM ENTREVISTA DA SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE FALANDO SOBRE O ASSUNTO.
Da redação Blog Buíque & Cia
Imagens: Francisco Carlos

terça-feira, 15 de maio de 2012

DIA DAS MÃES NA EMABS É DIA DE TRANSFORMAÇÃO


        O DIA DAS MÃES NA ESCOLA MUL ANTONIO DE BARROS SAMPAIO FOI COMEMORADO COM MUITA ALEGRIA  E FELICIDADE, HOUVE SORTEIOS DE PRESENTES   DOADOS PELOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS!





     O  GRANDE MARCO DA FESTA FICOU COM A ESCOLHA DE 10 MÃES PARA A TRANSFORMAÇÃO, ONDE PINTARAM , ESCOVARAM OS CABELOS E SE MAQUIARAM, UMA VERDADEIRA MUDANÇA NO VISUAL.








NO MESMO DIA FORAM ENTREGUE VÁRIAS BICICLETAS PELA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO GREYCE VAZ AOS ESTUDANTES QUE NÃO DISPÕEM DE CARRO AGREGADO DO SITIO MORRO DAS CABRAS, VIZINHO DA VILA DO CATIMBAU. AS CRIANÇAS E OS PAIS FICARAM SUPER FELIZES COM O MOMENTO.



E PARA FINALIZAR O GRANDE DIA DE FESTA DAS MÃES O PREFEITO JONAS CAMELO  PRESENTEOU COM 10 ELETRODOMÉSTICOS E A BANDA PROFº PAULO GILBERTO TOCOU VÁRIAS MÚSICAS EMOCIONANDO OS PRESENTES!!!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Escritor e poeta PAULO TARCISO parabeniza o município de Buíque prestando uma homenagem a JOÃO LEITE, "CAPELÃO"


JOSÉ LEITE DA SILVA, mais conhecido como “ZÉ ESTÊVÃO” ou “CAPELÃO”

Nasceu no ano de 1925, no Sítio Macambira, distrito de Guanumby, filho de Estevão Evangelista Cavalcanti e D. Josefa de Andrade Cavalcanti. É mais conhecido como Zé Estevão ou Capelão. Sua família mudou-se do distrito de Guanumby para o de Catimbau, em virtude desse novo local ser abundante em água de minação, pois onde moravam só existiam águas de barreiros, e muitas vezes esses secavam por causa da estiagem. Capelão, como é conhecido popularmente, teve quatro irmãos, sendo eles, Odete, que é viúva e reside em São Paulo, Odália ou Audália que é casada e mora no Sítio Quiridalho, distrito de Catimbau e João Leite, que é casado e mora em Fortaleza (CE) e trabalha como vendedor de uma firma de peças automotivas.

Chegando à Vila do Catimbau, quando “capelão” ainda era menino, seu pai continuou exercendo a profissão de agricultor, e, para auxiliar nas rendas montou uma “bodega”. Quando contava com 17 anos e 3 meses, José Leite foi servir ao exercito na capital pernambucana, junto à 14ª RE. Daqui do município, se recorda que foram seus “colegas de farda” o Srs. Félix Luiz, que atualmente reside no Sítio Fernandes e Félix de Isaías. Conta também, que quando os gritos da segunda guerra mundial ecoavam no mundo e as tropas do exército foram convocadas ele só escapou de entrar naquele rol, porque era muito magro, só pesava 50 quilos e a exigência era para quem pesasse pelo menos 65. Sorte dele!. Ainda quando servia o exército, conheceu a capital pernambucana, ficando encantado com a sua beleza, seus edifícios e suas praias.
 Após baixa no exército, José Leite voltou para o distrito de Catimbau, onde um ano e meio depois aproximadamente, conheceu a Sra. Maria José da Silva. Diz que a conheceu em Caruaru, com quem pouco tempo depois veio a contrair matrimonio. Geraram dois filhos - um casal. O menino não sobreviveu a uma doença e morreu logo, não durou nem um ano, enquanto que a menina cresceu, se chama Erotilde e hoje é casada, tem 4 filhos e mora naquele distrito de Catimbau.

Zé Estêvam, como também é conhecido, a exemplo do seu pai, também manteve uma “bodeguinha” na vila Catimbau, que auxiliava nos rendimentos da família. Depois que sua esposa faleceu, por não ter condições de administrar as duas coisas – a agricultura e a bodega, ele fechou o comércio e cuida apenas dos sítios que possui, um denominado Várzea e outro chamado Sítio Aterrado.

 Nos tempos que trabalhei no Mercado Moderna, hoje Menor Preço Real, “Capelão” era um freguês certo. Todo sábado, 7 ou 8 da manhã lá vinha ele. Calça arregaçada até perto dos joelhos, botina de couro nos pés, chapéu de massa, bigode gigante e um ou dois sacos vazios com algumas bolsas pequenas dentro. Ele comprava em grosso. Seu cumprimento era dos mais engraçados:- Bom dia pessoal !. Tá todo mundo bêbo por aqui? - Ainda não capelão! - Então tá sem futuro!. Vamos logo aqui no boteco vizinho tomar uma pinga com um pedaço de charque para conversar melhor! E aí saia uns dois ou três empregados para a bodega vizinha, pertencente a seu Chico da farinha, tomava cada um “gole” de Serra Grande com limão e um pedaço de “ceará” e depois voltavam para o mercado para despachar as mercadorias do “capelão”: 30 quilos de açúcar; uma grade de Pitu; duas grades de Coca-Cola; uma grade de Guaraná; meia caixa de sabão em barra; 12 maços de fósforo; 15 caixas de vela; 10 quilos de charque, etc... Conferida a mercadoria, capelão acertava a conta velha e mandava anotar a nova, guardando a mercadoria separada num canto do armazém, dava um passeio na cidade e mais tarde voltava com um carro para pegar suas compras. Freguês certo. Pontual mais do que ponteiro de relógio inglês. Nunca atrasou uma conta.

 Certo sábado, segundo a rotina, estava eu arrumando umas mercadorias no armazém e, de repente algo me chamou atenção: um pacote de dinheiro amarrado em uma bolsa de plástico e coberto com papel de embrulho estava no chão, perto de alguns sacos de arroz. Peguei aquele pacote para verificar do que se tratava. Era um monte de notas no valor aproximado de seiscentos cruzeiros. Procurei o Sr. Luiz Nilson, dono do supermercado e apresentei  “o achado”. Ele me disse:- Não comente com ninguém, senão vai aparecer um monte de dono. Guarde que depois quem perdeu vai procurar!. Pouco tempo depois lá vem o nosso personagem “Capelão”, todo preocupado, botando as mãos nos bolsos da calça, camisa, cuecão e tudo quanto é canto. Não encontrando na roupa, saiu de cabeça baixa olhando pelo chão, por cima das caixas e por vários lugares. Vendo aquela cena, entendi que aquele pacote lhe pertencia. Então, indaguei:- Capelão, o que o senhor tanto procura?- Meu filho, tive um prejuízo danado. Perdi quinhentos e poucos cruzeiros!. Você viu alguém entrar aqui dentro? Nesse momento fui à gaveta de uma mesa onde havia guardado cuidadosamente o “pacote” e lhe apresentei, perguntando:- É esse? – ao que ele me respondeu: - É esse mesmo. Graças a Deus!. Isso é que é um menino de ouro. Seu Luiz, esse seu empregado é honesto mesmo!...E saiu por ali me tecendo os maiores elogios.  

   Outra feita ele estava conversando com um amigo e lhe dando um conselho interessante: - Quando você for casar, procure uma mulher mais nova do que você cerca de 8 ou 10 anos, porque se for uma mulher da mesma idade sua, ela vai “sentar o cabelo” primeiro e você vai ficar só na saudade. Essa referência era porque segundo ele, a mulher deixava os “costumes” primeiro e o homem demorava mais.  E complementava: - Se não for assim, você vai ter uma ótima mãe de família, uma excelente dona de casa, mas mulher que é bom, zero!.

  Quando procurei “capelão” para uma conversa para incluí-lo nesta obra, inclusive tirar umas fotos, soube que ele estava doente e não estava vindo para a cidade. Dois sábados eu desci à praça á sua procura, mas era informado de que ele não havia melhorado. Já me preparando para ir à sua casa na Vila do Catimbau, soube que ele estava na praça. Fui localizá-lo em um armazém na Av. Dr. João Hiecênio Alves Maciel, vendendo uma “carrada” de castanha. No encontro foi aquela alegria dos velhos tempos: -Tá tudo bebo por aqui? - Só brincadeira mesmo, porque ele hoje não bebe mais. Está viúvo e aposentado, mas nunca deixa de trabalhar. Cuida de suas roças como nos tempos de rapaz e nunca está ocupado quando algum amigo quer tirar “um dedo de prosa”. Foi assim neste dia, enquanto descarregavam o carro e pesavam a mercadoria, nos sentamos, ele em cima de um saco de castanhas e eu num tamborete e tiramos uma prosa de uma meia hora de conversa das boas, enquanto Paulo Fotografias registrava o reencontro com algumas fotos.

 Curioso para saber o porque desse apelido “Capelão”, perguntei como tudo começou. Ele disse que foi apenas brincadeira dos amigos. Nunca foi capelão de nada. Me disse também que a primeira vez que foi a um cinema foi em Caruaru e o filme que assistiu foi sobre o rei do cangaço – Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Tinha entre 28 e 30 anos. Me contou também que o bando de lampião quando passou por Catimbau, sua família ainda morava no distrito de Guanumby, contudo ainda ouviu falar de alguns cangaceiros que passaram por Catimbau, quando sua família já residia ali.

Esticando a conversa, ainda perguntei: - Capelão, você tem televisão em casa?. Ele respondeu: - Sim, tenho uma. Prossegui: - E o que é que o senhor assiste?. Ele disse: - Eu gosto de ver as reportagens e os shows, de preferência música sertaneja, forró, coisa da nossa região. E o Big Brother Brasil?, indaguei. Resposta -O que é isso?. Esclareci: -Esses programas dos jovens que ficam presos dentro de casa 2, 3 meses?. Ele riu e respondeu: - Não dou valor a essas programas de mocidade não!
  E assim nos despedimos após um abraço e voltei para minha casa para registrar esse fato, essa lembrança do velho “capelão” que para muitos lembra a figura do grande cineasta “Charles Chaplim” e que em alguns momentos é um excelente tocador de “pé de bode” uma espécie de sanfona muito usada nas festividades juninas.

 Antes da despedida ele ainda me convidou, como de costume:
 - Apareça lá no meu barraco pra gente tomar pelo menos uma cajuína com um pedaço de pão doce!    

P.S. No mês de setembro de 2007 estava em Brasília (DF) participando de um congresso realizado pela Igreja Batista Nacional quando recebi um telefonema do meu filho Lucas (que presenciou a entrevista com Capelão). Ele me relatou com a voz meio triste que o nosso personagem havia falecido no dia anterior. Fiquei muito triste, pois queria render essa homenagem com ele ainda em vida.

O texto e a foto foram extraídos do livro “AS JANELAS DO SOBRADO”. O poeta confidenciou para este blog que era muito amigo do personagem em destaque e aproveita a ocasião de mais um aniversário de emancipação do município para estender essa homenagem ao povo de Buíque e em especial aos amigos do distrito de Catimbau.

Postado por: Blog Buíque & Cia

BUÍQUE COMPLETA 158 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM GRANDES VITÓRIAS (clique nas fotos)







A programação alusiva aos 158 anos de Buíque seguiu na manhã deste sábado (12/05) com o hasteamento de bandeiras defronte ao Palácio Municipal. A solenidade foi conduzida pelo prefeito Jonas Camêlo Neto, pelo ex-deputado estadual Israel Guerra e o secretário de Agricultura Sostenes Tenório. Foram cantados os hinos do Brasil, do Estado e da cidade, através da banda marcial Professos Paulo Gilberto da escola municipal Antônio de Barros Sampaio da Vila do Catimbau sendo regido pelo maestro Max, e acompanhada pelo Maestro Paulinho de Clóvis.

Em seguida, deu-se início a maratona esportiva, com corridas de rua e a são silvestrinha com crianças, logo após, foi a vez do grupo de Capoeira do (PETI/Buíque) se apresentar e fazer com que a galera aplaudisse com força.

Houve também, discursos do Dr. Manoel Modesto que é Advogado do município; do representante da Apae/Buíque e da Loja Maçônica Guardiões da Arte Real, Sr. Ricardo Resende; em seguida do ex-deputado estadual Israel Guerra, que se expressou em forma de agradecimento pelo convite, parabenizando o município pelos seus 158 anos e as Mães pelo seu dia, falou ainda sobre o Vale do Catimbau e sua passagem por este município a tempos atrás. Depois o vereador André Araújo parabenizou a todas as mães e relatou sua felicidade em comemorar mais um ano de sua terra. Houve também a benção do Diácono representante do Pr. Jonas da igreja Assembléia de Deus.

O Prefeito Jonas Camêlo iniciou dando os parabéns a cidade, "Quero aqui parabenizar Buíque por mais uma ano de emancipação e agradecer a todos os funcionários, secretários e a população presente", falou sobre o grande presente que teria prometido a população no ano passado, que será o asfaltamento da cidade, que na próxima semana estará em execução, falou sobre o compromisso dos políticos e salientou que Buíque precisa de políticos honestos e que tenham compromisso com a cidade e com o povo, em seguida parabenizou as mães e relatou "durante quatro anos de mandato nunca esqueci e nem deixei de presentear as mães de Buíque", convidou as mães das crianças que estudam distantes da escola para no próximo dia 31/05 se fazerem presentes no clube municipal para realizar a entrega de 800 bicicletas do programa Caminho da Escola, disse ainda que não iria fazer grande festa que dure poucas horas e sim, o asfalto que ficará pro resto da vida e será uma grande obra para o desenvolvimento de Buíque. Finalizou deixando o seu fraterno abraço e falou para todos "podem contar sempre com o Poder Público Municipal e com este que vos fala, felicidades e até a próxima oportunidade".   

Estiveram na solenidade os secretários de Governo Eliaquim Alves e Fábio França, Finanças Adelino, o secretário de Agricultura Sostenes e Félix Brandão, o secretário adj. de Cultura Flávio e a dir. Patrícia Lucena, a secretária de Assistência Social Chyrlei Paez e Gorete Cavalcanti, o vereador André Araújo, os irmãos da Loja Maçônica Seu Arnaldo, Júlio Cézar, Venerável Adelson, Ricardo Resende e Vandelson dos Correios, ex-vereadores Ronaldo Andrade, Zé Leite e Florentino, o ex-deputado estadual Israel Guerra acompanhado por assessores, os representantes do Jurídico Drª. Marta Andrade e Dr. Manoel Modesto, entre diretores, coordenadores, funcionários e filhos da terra.
Da redação Buíque & Cia
Fotos Francisco Carlos

quarta-feira, 9 de maio de 2012

HOJE É DIA DE FESTA NO CATIMBAU!


 A ESCOLA MUL ANTONIO DE BARROS SAMPAIO/CATIMBAU  ESTÁ EM FESTA HOJE SERÁ ENTREGUE  AS  NOVAS INSTALAÇÕES DA BIBLIOTECA, FESTIVIDADES DAS MÃES E  ENTREGA DAS BICICLETAS!! ISTO É TRABALHO E COMPROMISSO COM O A COMUNIDADE ESCOLAR.

domingo, 6 de maio de 2012

Ação Global em Buíque supera expectativa e realiza mais de 30 mil atendimentos (FOTOS)


Serviços gratuitos beneficiam mais de 10 mil pessoas

Sábado, dia 05 de maio, os buiquenses aproveitaram a estada da caravana do Ação Global, projeto da Rede Globo e do SESI, na Escola Municipal Engenheiro Klaysson de Freitas Araújo, para efetuar atendimentos gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, assistência social, esporte e lazer. Foram efetuados mais de 30 mil atendimentos para aproximadamente 10 mil pessoas.

A parceria com a Prefeitura também fez com que a população também pudesse usufruir dos serviços prestados pelo Poder Público municipal como cadastramento no Programa Bolsa Família e atendimentos sociais, além de muitos outros.

A secretária de Educação, Greyce Vaz, ressaltou o apoio dado pela Prefeitura para o sucesso do evento. "O espaço oferecido para a ação foi maravilhoso e tudo foi muito bem organizado. Todas as áreas estavam cheias, mas bem distribuídas, sem tumultos. O fato da Prefeitura estar presente durante o evento também ajudou muito", disse.



Para o prefeito Jonas Camêlo, que acompanhou os atendimentos na Escola e em seu entorno, a população foi a maior beneficiada com o evento. "Tivemos mais de 10 mil pessoas durante todo o dia fazendo os mais variados atendimentos em diversas áreas. Além dos serviços prestados pelo SESI, elas também tiveram a oportunidade de conhecer alguns programas oferecidos pela Prefeitura. Muitas pessoas puderam otimizar seu tempo para resolver seus problemas de forma gratuita. Esse exemplo de cidadania será mantido em nossas ações. Estamos todos de parabéns por mais essa conquista. Tenho certeza que essa parceria com a Rede Globo e com o SESI ainda darão bons frutos para nossa cidade", declarou.